Quem somos


Apreciar a variedade de formas de seres vivos e paisagens é uma espetacular forma de se entrar em contato com a poderosa magnitude do Criador.


Na cidade poucas são as oportunidades para que alguns adultos e crianças enriqueçam suas vidas com experiências de contato com diferentes tipos de manifestação da natureza.

A Reserva foi criada com o objetivo de desenvolver atividades de Educação Ambiental e pesquisas em ecossistemas naturais dos quais se destacam asFlorestas (várzea, terra firme, etc) e suas diferentes Faunas (insetos, aracnídeos, moluscos, anfíbios, peixes, aves, répteis, mamíferos etc). Como está encravada na cidade e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas, aborda-se a questão da cidadania e da espiritualidade do homem dentro do novo paradigma ecocêntrico. Acreditamos no ensino ecológico, o mais fundamental dos temas transversais. Defendemos que ele é a condição vital para uma caminhada rumo a um novo destino para o ser humano que deve ser colocado no seu devido lugar, dentro da natureza e não acima dela.

Defendemos e divulgamos os Princípios da Carta da Terra. Vivemos um dos momentos mais críticos da trajetória da Humanidade.

Em seu preâmbulo o documento nos alerta que “Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”.

Nossa sociedade é pluralista apresentando uma multireligiosidade tendo como núcleo uma essência que é a conservação da vida, no seu sentido mais amplo: cultural, social e físico.

Jesus Cristo, certa vez afirmou: “Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10. 10). Devemos considerar qual a abundância de vida que hoje nos é oferecida? Ocorre a abundância consumista, uma distribuição irregular de uma boa qualidade de vida, concentração de renda, desrespeito às etnias minoritárias, desrespeito à mulher e à criança, corrupção desenfreada. Os pilares da sociedade – o Estado, a Família e a Religião – estão ameaçados. É preciso lutar pelo paradigma ecocêntrico, o paradigma da inteireza, do intercâmbio cultural, pelo perseguir da ética, pelo fim das disputas religiosas trazendo aquilo que há de essencial: a religiosidade e o respeito e o amor entre nossos irmãos e suas representações sociais.

Equipe

Os membros que administram ou desenvolvem as atividades da Reserva, são representados pelos próprios donos da microempresa REVECOM® Comércio e Serviços Ambientais, proprietária da RPPN REVECOM LOTE URBANO, ou seus familiares.

Médico pediatra, Paulo Roberto Neme do Amorim, ambientalista nato, cuja grande paixão, apoiada na idéia de desenvolver atividades em prol da comunidade, “do bem estar ao próximo”, e de preservação do meio ambiente, idealizou a implantação da RPPN. Dá assistência e orientação a todas as atividades desenvolvidas na RPPN.

Sua esposa, a empresária, Marilene de Araújo do Amorim, é responsável por as atividades de gestão e manejo animal, bem como outras pertinentes a recuperação de algumas espécies de animais apreendidos pelos órgãos ambientais e hospedados na RPPN, para sua recuperação e inserção na natureza quando possível.

Amigos da Revecom