Como chegar


Estamos localizados em área urbana da cidade de Santana, Estado do Amapá, às margens do rio Amazonas.


 

A RPPN é coberta por cerca de 17 hectares de Mata Amazônica Estuarina.

A Reserva aloja em seu seio pequenas nascentes cujas águas dão vida ao belo igarapé Mangueirinha, pequeno afluente do grande rio, inteiramente contido na área conservada, cujo micro-ecossistema acolhe exemplares de várias espécies de animais como peixes, aves, e mamíferos. Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar e observar, mais de 250 espécies vegetais (ora em recuperação) e alguns dos maiores animais da Amazônia: o maior predador – a onça pintada ou jaguar; a anta ou tapir, o maior mamífero terrestre brasileiro e a Harpia a maior ave de rapina do mundo. Além dessas espécies podem ser observados grandes peixes tais como o tambaqui, a pirapitinga e o pacu e as imensas tartarugas da Amazônia.

Abordam-se temas eco-culturais em espaços distintos criados especialmente para essa finalidade como: Casa do Ribeirinho, Casa do Seringueiro, Tapiri, dentre outros (hoje em reforma). Uma maloca (em reforma) serve de palco para palestras com foco nas atividades principais do espaço ambiental.

De um trapiche construído sobre o rio Amazonas, visualizam-se: a Ilha de Santana, o Canal Norte e parte da baía de Macapá.

Desenvolve-se um programa de conscientização sobre a necessidade do manejo correto do lixo sob o título: “Mantenha limpo o nosso Rio Amazonas”.

 

Horário de funcionamento para visitas agendadas

A Reserva funciona de segunda a sábado, sob agendamento, de 8:00 às 16:00 horas. Os passeios começam às 8:30 hs e às 14:00 hs.

 

Exibir mapa ampliado

 

Amigos da Revecom